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Metade dos participantes já ouviram falar na vacinação para os viajantes, tendo

mencionado a vacina contra a “malária”, contra a febre amarela e contra o “dengue”;

Dos indivíduos que viajaram para África metade foi aconselhada a ir a uma consulta

no âmbito da medicina do viajante; Cerca de metade dos participantes não ouviu

falar no Programa Nacional de Vacinação; 78% dos pais ficaram esclarecidos em

relação às vacinas administradas aos filhos, 77% não deixou de vacinar os filhos por

estes terem uma doença aguda ligeira.

Realizaram-se dois grupos focais, um com seis residentes de um bairro carenciado

e outro com oito mães não carenciadas com filhos num colégio privado. Tinham

uma idade média de 35,1 anos, as mães do colégio apresentavam nível de

escolaridades superior, as mães do bairro tinham uma média de 2,7 filhos e as do

colégio de 1,1. De um modo geral, ambos os grupos apresentam conhecimentos e

atitudes semelhantes sobre a vacinação. As diferenças são: todos os filhos de mães

do colégio fizeram a vacina contra o

Streptococcus pneumoniae

e/ou vacina contra

o rotavírus, ao contrario das outras crianças; e a maioria das mães com filhos no

colégio receberam orientações em relação à vacinação através do pediatra,

enquanto as mães do bairro receberam orientações por parte da enfermeira do

centro saúde.

Na sessão de educação para a saúde participaram 10 moradores do bairro da

Cucena, oito do género feminino, a média de idades é de 50,6 anos, cinco

moradores com o 2º ciclo de escolaridade, oito cabo-verdianos, três

desempregados. Algumas das dúvidas levantadas foram: como atuam as vacinas

no nosso corpo? E como se faz a prevenção do paludismo?

As sugestões de estratégias de promoção de vacinação fornecidas pelos seis

profissionais de saúde foram: maior divulgação da necessidade da vacina contra o

tétano nos meios de comunicação social; promover a vacinação nas escolas; e nas

consultas de saúde materna divulgar os benefícios da vacinação.

CONCLUSÕES:

Os resultados obtidos permitem contribuir para o desenvolvimento,

planeamento e implementação de políticas e estratégias de promoção de vacinação

nestas comunidades, refletindo as suas necessidades específicas e,

consequentemente, permitir efetivos ganhos em saúde. Tiram-se várias conclusões

deste trabalho de investigação, que podem ser usadas pelos profissionais de saúde

no seu dia-a-dia, nas sessões de educação para a saúde e nos futuros trabalhos de

investigação sobre a vacinação, como por exemplo: as necessidades de

aprendizagem detetadas ao longo do estudo; o medo da injeção, pelo medo da

picada presente na maioria dos indivíduos; a maioria tem a perceção de que estar

vacinado protege a comunidade; a vacinação dos filhos está atualizada, o que

confirma que a moda de não vacinar tem uma dimensão pequena em Portugal; as

doenças ligeiras não foram consideradas contra-indicação para vacinar os filhos; os

conhecimentos e atitudes sobre a vacinação são muito semelhantes entre as mães

do colégio e as mães do bairro, o baixo poder económico destas pode ser

responsável pela não adesão às vacinas extra-Programa Nacional de Vacinação; e

a baixa adesão da população à sessão de educação para a saúde, sugere que esta

não é a melhor estratégia para chegar a estas comunidades.