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A n a i s d o I HM T
portante. Peltzer (1991) considera que o visual é anterior
a qualquer linguagem na história das comunicações e cita
como exemplo as pinturas rupestres feitas nas cavernas pré-
-históricas. Supõe-se, portanto, que as raízes da infografia
estejam na Pré-História, quando o homem das cavernas des-
cobriu o traço e a cor e expressou a sua cultura em suportes
de pedra. Essas primeiras manifestações possuem informa-
ção visual referente à realidade, ao quotidiano do homem e
dos ecossistemas de vida daquele período (CAIRO, 2005).
Alberto Cairo (2005) escreve, contudo, que tais manifes-
tações não devem ser consideradas a primeira tentativa de
comunicação visual, porque, infelizmente, não se sabe exata-
mente o que é que o homem das cavernas tentou comunicar
quando representava na parede, com desenhos estilizados, os
animais que caçava. Não se sabe nem se o homem daquela
época tinha a pretensão de comunicar algo (VALERO SAN-
CHO, 2001). Cairo (2005) defende que, provavelmente, a
primeira tentativa sistemática e comprovada de comunicação
visual aparece na Antiguidade com os mapas primitivos gra-
vados em couro.
Muitas das representações inseridas na história são info-
grafias, como, por exemplo, relatos da realidade vivida ou
anotações médicas e científicas, simplesmente não estão ca-
tegorizadas e analisadas como tal, são peças de informação
que nos ajudaram a compreender a evolução do mundo. Um
exemplo dessas peças de informação são os mapas que foram
sendo desenhados em paralelo com os Descobrimentos. Es-
ses registos geográficos e cartográficos ao longo da história
são representações visuais de informação.
No século XVII nasceu uma nova variedade de cartografia
chamada cartografia temática, que permitia a representação
quantitativa de dados (CAIRO, 2008). Sobre o mapa, era pos-
sível colocar informação estatística e relacioná-la com a sua
localização geográfica. Entre um dos exemplos mais conheci-
dos está o mapa da epidemia de cólera no bairro de Soho (Lon-
dres) (figura 1), desenhado pelo médico John Snow em 1854.
Este mapa representa as mortes provocadas pela doença re-
correndo a barras, e a localização dos poços e bombas de água
utilizando círculos.Omédico conseguiu, por este meio, traçar
um padrão de disseminação da doença e parar a epidemia.
Outras peças que nos ajudaram a compreender melhor o
mundo foram as ilustrações científicas. Alberto Cairo (2008)
considera que a ilustração científica nasce antes da enunciação
do método científico. Na Idade Média surgiram tratados sobre
a anatomia humana baseados na observação de Cláudio Gale-
no, cujos ensinamentos, durante o Renascimento, influencia-
ram, emmuitos casos, médicos de todo o mundo, numa altura
em que a dissecação do corpo humano era mais ou menos co-
mum, apesar da proibição da Igreja (CAIRO, 2008).
Nenhuma história sobre a visualização de informação estaria
completa se não se falasse de Leonardo daVinci, polímata que
combinou a sua curiosidade científica com a capacidade artís-
tica, deixando uma herança de representações visuais. Menos
famoso que Leonardo, mas também relevante para a história
da infografia, foi Andrea Vesalius, médico nascido em Bruxe-
las e autor do tratado de anatomia mais influente de todos
os tempos:
De humani corporis fabrica,
(figura 2), obra que foi
ilustrada (pelo menos em parte) pelo artista flamengo Jan Ste-
phen van Calcar e publicado em 1543 (CAIRO, 2008).
Os grandes médicos e cientistas da história tinham todos algo
em comum: foram pensadores visuais e usaram métodos de
visualização de informação, para explicações dirigidas ao pú-
blico, como nas suas notas pessoais durante as suas pesquisas.
1.2 Uso da infografia multimédia na saúde e na ciência
A infografia multimédia permite um envolvimento por par-
te do utilizador/leitor. É uma ferramenta intuitiva, simples
e objetiva e o conteúdo presente tem uma rentabilidade mais
elevada porque é partilhado no ciberespaço.
Se analisarmos como exemplo a infografia multimédia
"VIH: O vírus que apareceu em Kinshasa em 1920 e alastrou
Figura 2
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Página de
De humani corpis fabrica