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S114

Recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior

Dez. 2015

POTENCIAR O PAPEL DA BIBLIOTECA NO APOIO À INVESTIGAÇÃO

Fomentar uma relação de confiança e parceria entre a Biblioteca e os investigadores de

forma a evidenciar as novas competências dos profissionais de informação no suporte à

atividade de investigação, publicação e avaliação de desempenho, dotando os

investigadores das ferramentas necessárias para aumentar a visibilidade do trabalho

científico ao nível individual e institucional, interpretar os indicadores de avaliação e aferir o

impacto da produção científica.

FOMENTAR PARCERIAS COM ESTRUTURAS DE APOIO À COMUNIDADE ACADÉMICA

Desenvolver, de forma ativa e efetiva, parcerias com as estruturas e serviços de apoio aos

estudantes, professores e investigadores, construindo soluções comuns, geradores de mais-

valias para a comunidade académica, potenciando serviços inovadores de caráter

transversal.

PROMOVER E FACILITAR O ACESSO ÀS FONTES DE INFORMAÇÃO

Promover e facilitar o acesso às fontes de informação impressas e digitais disponíveis na

instituição e outros recursos para o ensino e a investigação, mediante a divulgação efetiva

e regular dos mesmos, a disponibilização de sistemas integrados que permitam uma

descoberta de informação eficaz e a inclusão dos dados bibliográficos dos sistemas de

informação geridos pela Biblioteca em sistemas agregadores externos.

REINVENTAR E POTENCIAR OS ESPAÇOS DAS BIBLIOTECAS

Reinventar os espaços das Bibliotecas através de desenhos mais flexíveis, abertos e

dinâmicos, promotores de maior acessibilidade e de modalidades distintas de trabalho

(colaborativo e individual), para que se constituam simultaneamente como espaços de

socialização e laboratórios de aprendizagem.

APROFUNDAR REDES DE COLABORAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS E INSTITUIÇÕES

Aprofundar redes de colaboração entre profissionais e instituições que desenvolvam e

promovam ativamente iniciativas para aproximar profissionais, gerar parcerias institucionais

e valorizar boas práticas, construindo valor sobre redes já existentes e assegurando

condições de funcionamento para novas iniciativas de cooperação.

Fonte: GT-BES (2015). Recomendações para as bibliotecas de ensino superior. Lisboa.Associação Portuguesa de Bibliotecários,Arquivistas e Documentalistas.

[Consult. 7 out 2016] Disponível na

internet

:http://www.bad.pt/noticia/wp-content/uploads/2015/12/Recomendacoes_GT-BES_2016_final.pdf