S114
Recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior
Dez. 2015
POTENCIAR O PAPEL DA BIBLIOTECA NO APOIO À INVESTIGAÇÃO
Fomentar uma relação de confiança e parceria entre a Biblioteca e os investigadores de
forma a evidenciar as novas competências dos profissionais de informação no suporte à
atividade de investigação, publicação e avaliação de desempenho, dotando os
investigadores das ferramentas necessárias para aumentar a visibilidade do trabalho
científico ao nível individual e institucional, interpretar os indicadores de avaliação e aferir o
impacto da produção científica.
FOMENTAR PARCERIAS COM ESTRUTURAS DE APOIO À COMUNIDADE ACADÉMICA
Desenvolver, de forma ativa e efetiva, parcerias com as estruturas e serviços de apoio aos
estudantes, professores e investigadores, construindo soluções comuns, geradores de mais-
valias para a comunidade académica, potenciando serviços inovadores de caráter
transversal.
PROMOVER E FACILITAR O ACESSO ÀS FONTES DE INFORMAÇÃO
Promover e facilitar o acesso às fontes de informação impressas e digitais disponíveis na
instituição e outros recursos para o ensino e a investigação, mediante a divulgação efetiva
e regular dos mesmos, a disponibilização de sistemas integrados que permitam uma
descoberta de informação eficaz e a inclusão dos dados bibliográficos dos sistemas de
informação geridos pela Biblioteca em sistemas agregadores externos.
REINVENTAR E POTENCIAR OS ESPAÇOS DAS BIBLIOTECAS
Reinventar os espaços das Bibliotecas através de desenhos mais flexíveis, abertos e
dinâmicos, promotores de maior acessibilidade e de modalidades distintas de trabalho
(colaborativo e individual), para que se constituam simultaneamente como espaços de
socialização e laboratórios de aprendizagem.
APROFUNDAR REDES DE COLABORAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS E INSTITUIÇÕES
Aprofundar redes de colaboração entre profissionais e instituições que desenvolvam e
promovam ativamente iniciativas para aproximar profissionais, gerar parcerias institucionais
e valorizar boas práticas, construindo valor sobre redes já existentes e assegurando
condições de funcionamento para novas iniciativas de cooperação.
Fonte: GT-BES (2015). Recomendações para as bibliotecas de ensino superior. Lisboa.Associação Portuguesa de Bibliotecários,Arquivistas e Documentalistas.
[Consult. 7 out 2016] Disponível na
internet
:http://www.bad.pt/noticia/wp-content/uploads/2015/12/Recomendacoes_GT-BES_2016_final.pdf