Table of Contents Table of Contents
Previous Page  112 / 118 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 112 / 118 Next Page
Page Background

S112

Os processos de gestão da informação e comunicação científica têm sofrido alterações profundas,

relacionadas com uma emergente sociedade do conhecimento baseada em redes de informação.

Relacionam-se essencialmente com os novos meios, suportes e formas de publicação e divulgação dos

resultados científicos e com a crescente diversidade de fontes para aceder à informação académica e

científica. Estas alterações configuram-se como desafios para as instituições de ensino superior e afetam

toda a comunidade, constituindo-se para as bibliotecas como relevantes estímulos à implementação de

novos serviços de apoio efetivo às atividades de aprendizagem e investigação, pautados por uma

dimensão de pioneirismo tecnológico e aposta na colaboração.

Nesta perspetiva, o

Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino

Superior

(GT-BES)

da

Associação Portuguesa de Bibliotecários,

Arquivistas e Documentalistas

(BAD) apresenta as Recomendações

para as Bibliotecas de Ensino Superior

com a intenção

de: 1º)

explorar as áreas de intervenção que exigem atualmente às

bibliotecas a definição de uma estratégia de ação efetiva e

imediata, 2º) potenciar a cooperação entre profissionais de

bibliotecas de ensino superior, e 3º) promover a atualização de

competências e de métodos de trabalho dos profissionais de

informação.

O

GT-BES da BAD

é composto por bibliotecários de várias instituições

públicas e privadas do ensino superior de Portugal e tem como

objetivos: potenciar formas de cooperação entre profissionais

e bibliotecas, gerar transferência de saberes para um conhecimento

profissional

mais

aprofundado,

promover

projetos

de

desenvolvimento técnico na comunidade, acompanhar de forma

atenta e crítica os projetos relevantes no campo da ciência e

ensino, melhorar o contributo das bibliotecas e a sua relevância

social e procurar novas oportunidades e projetos inovadores de

intervenção pública.

Estas recomendações destinam-se a todos os profissionais de

informação das bibliotecas de ensino superior nacionais, bem

como às estruturas de tutela das instituições de ensino superior

.

As 10 recomendações focam-se essencialmente em quatro

vertentes da ação das bibliotecas: o apoio ao ensino e

aprendizagem, especificamente na promoção das competências

de literacia de informação; o suporte às atividades de investigação

e de publicação científica; a gestão organizacional de parcerias e

de projetos de cooperação entre bibliotecas; a conceção e

disponibilização de serviços, sistemas e espaços que facilitem e

potenciem a aprendizagem e a descoberta e gestão da

informação.

1.

Reafirmar a relevância das

competências de literacia da

informação na comunidade

académica.

2.

Desenvolver competências

dos profissionais das

bibliotecas para apoio às

atividades de ensino e

aprendizagem.

3.

Apoiar projetos editoriais de

publicação académica e

científica.

4.

Assegurar repositórios

institucionais alinhados com

os padrões de

interoperabilidade e

preservação.

5.

Criar serviços de apoio à

gestão de dados científicos.

6.

Potenciar o papel da

biblioteca no apoio à

investigação.

7.

Fomentar parcerias com

estruturas de apoio à

comunidade académica.

8.

Promover e facilitar o acesso

às fontes de informação.

9.

Reinventar e potenciar os

espaços das bibliotecas.

10.

Aprofundar redes de

colaboração entre

profissionais e instituições.