S112
Os processos de gestão da informação e comunicação científica têm sofrido alterações profundas,
relacionadas com uma emergente sociedade do conhecimento baseada em redes de informação.
Relacionam-se essencialmente com os novos meios, suportes e formas de publicação e divulgação dos
resultados científicos e com a crescente diversidade de fontes para aceder à informação académica e
científica. Estas alterações configuram-se como desafios para as instituições de ensino superior e afetam
toda a comunidade, constituindo-se para as bibliotecas como relevantes estímulos à implementação de
novos serviços de apoio efetivo às atividades de aprendizagem e investigação, pautados por uma
dimensão de pioneirismo tecnológico e aposta na colaboração.
Nesta perspetiva, o
Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino
Superior
(GT-BES)
da
Associação Portuguesa de Bibliotecários,
Arquivistas e Documentalistas
(BAD) apresenta as Recomendações
para as Bibliotecas de Ensino Superior
com a intenção
de: 1º)
explorar as áreas de intervenção que exigem atualmente às
bibliotecas a definição de uma estratégia de ação efetiva e
imediata, 2º) potenciar a cooperação entre profissionais de
bibliotecas de ensino superior, e 3º) promover a atualização de
competências e de métodos de trabalho dos profissionais de
informação.
O
GT-BES da BAD
é composto por bibliotecários de várias instituições
públicas e privadas do ensino superior de Portugal e tem como
objetivos: potenciar formas de cooperação entre profissionais
e bibliotecas, gerar transferência de saberes para um conhecimento
profissional
mais
aprofundado,
promover
projetos
de
desenvolvimento técnico na comunidade, acompanhar de forma
atenta e crítica os projetos relevantes no campo da ciência e
ensino, melhorar o contributo das bibliotecas e a sua relevância
social e procurar novas oportunidades e projetos inovadores de
intervenção pública.
Estas recomendações destinam-se a todos os profissionais de
informação das bibliotecas de ensino superior nacionais, bem
como às estruturas de tutela das instituições de ensino superior
.
As 10 recomendações focam-se essencialmente em quatro
vertentes da ação das bibliotecas: o apoio ao ensino e
aprendizagem, especificamente na promoção das competências
de literacia de informação; o suporte às atividades de investigação
e de publicação científica; a gestão organizacional de parcerias e
de projetos de cooperação entre bibliotecas; a conceção e
disponibilização de serviços, sistemas e espaços que facilitem e
potenciem a aprendizagem e a descoberta e gestão da
informação.
1.
Reafirmar a relevância das
competências de literacia da
informação na comunidade
académica.
2.
Desenvolver competências
dos profissionais das
bibliotecas para apoio às
atividades de ensino e
aprendizagem.
3.
Apoiar projetos editoriais de
publicação académica e
científica.
4.
Assegurar repositórios
institucionais alinhados com
os padrões de
interoperabilidade e
preservação.
5.
Criar serviços de apoio à
gestão de dados científicos.
6.
Potenciar o papel da
biblioteca no apoio à
investigação.
7.
Fomentar parcerias com
estruturas de apoio à
comunidade académica.
8.
Promover e facilitar o acesso
às fontes de informação.
9.
Reinventar e potenciar os
espaços das bibliotecas.
10.
Aprofundar redes de
colaboração entre
profissionais e instituições.