97
A n a i s d o I HM T
O ensino da história da medicina tropical à distância -
uma experiência inovadora de formação universitária
entre Portugal e Brasil (2014-2015)
Web teaching of the history of tropical medicine – an innovative experience at the university context between
Brazil and Portugal (2014-2015)
Isabel Amaral
Professora Auxiliar; Departamento de Ciências Sociais Aplicadas/Centro interuni-
versitário de História das Ciências e daTecnologia (CIUHCT)
Faculdade de Ciências eTecnologia
ima@fct.unl.ptFormação
Resumo
O primeiro curso universitário em História da Medicina Tropical, realizado
entre Outubro e Dezembro de 2014, utilizando uma plataforma inovadora de
ensino à distância,permitiu desenvolver atividades formativas na área,simulta-
neamente e em tempo real, em dois países diferentes − Brasil e Portugal. En-
volveu cerca de três dezenas de alunos e professores divididos pelo Atlântico
e surgiu como resultado da colaboração interinstitucional (Casa de Oswaldo
Cruz/Fiocruz, Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Instituto de Higiene
e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa) e da necessidade de
desenvolver ferramentas pedagógicas e científicas de ensino à distância, numa
estratégia de consolidação da formação internacional em saúde.
Pretende-se com este trabalho fazer uma reflexão sobre esta experiência de
formação universitária especializada, pioneira em Portugal e no Brasil, assente
em dois elementos complementares: a dinâmica programática do curso da
responsabilidade dos docentes/investigadores, e, a avaliação discente.
Trata-se, em suma, de avaliar a potencialidade deste tipo de curso inspirado no
programa de pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de
Oswaldo Cruz/Fiocruz (Mestrado e Doutoramento), para a valorização dos
curricula dos cursos de formação superior avançada em ciências da saúde, em
Portugal. Os resultados, ainda que iniciais, poderão contribuir para uma refle-
xão mais abrangente e aplicada a outros universos e redes de conhecimento,
para os quais a internet constitui uma importante janela de oportunidade, no
âmbito do ensino e da investigação em história e memória cognitiva, institu-
cional e patrimonial.
Palavras Chave:
Medicina tropical, História, Ensino à Distância, Currículos, Redes de co-
nhecimento.
Abstract
The first course on the History of Tropical Medicine took place be-
tween October and December 2014, by using an innovative platform
at Web 2.0. This platform enabled the development of training activi-
ties, simultaneously and real-time, in two different countries—Brazil
and Portugal.This course involved around 30 students and teachers on
both sides of the Atlantic and emerged as the result of an inter-institu-
tional partnership (Casa Oswaldo Cruz/Fiocruz, Faculty of Sciences
and Technology and the Institute of Hygiene and Tropical Medicine of
the New University of Lisbon) and the need to develop pedagogical
and scientific tools for distance teaching, within a strategy of consoli-
dation of international health training.
The aim of this initiative is to launch a reflection about this specialized
university training experience, pioneer in both Portugal and Brazil,
based on two complementary elements: the programme dynamics de-
veloped by teachers and researchers, and the evaluation of students.
In the end, the aim is to evaluate the potential of this kind of course
training in improving the syllabuses of advanced university training in
the health sciences. The results, although in an early stage, can con-
tribute to a wide-range reflection, applied to different scopes and
knowledge networks, to which the internet is an important window
of opportunity, in the context of teaching and research on institutional
history and health sciences’ heritage.
KeyWords:
Tropical Medicine, History, Distance Teaching, Curricula, Networks of
Knowledge.