Table of Contents Table of Contents
Previous Page  97 / 114 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 97 / 114 Next Page
Page Background

97

A n a i s d o I HM T

O ensino da história da medicina tropical à distância -

uma experiência inovadora de formação universitária

entre Portugal e Brasil (2014-2015)

Web teaching of the history of tropical medicine – an innovative experience at the university context between

Brazil and Portugal (2014-2015)

Isabel Amaral

Professora Auxiliar; Departamento de Ciências Sociais Aplicadas/Centro interuni-

versitário de História das Ciências e daTecnologia (CIUHCT)

Faculdade de Ciências eTecnologia

ima@fct.unl.pt

Formação

Resumo

O primeiro curso universitário em História da Medicina Tropical, realizado

entre Outubro e Dezembro de 2014, utilizando uma plataforma inovadora de

ensino à distância,permitiu desenvolver atividades formativas na área,simulta-

neamente e em tempo real, em dois países diferentes − Brasil e Portugal. En-

volveu cerca de três dezenas de alunos e professores divididos pelo Atlântico

e surgiu como resultado da colaboração interinstitucional (Casa de Oswaldo

Cruz/Fiocruz, Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Instituto de Higiene

e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa) e da necessidade de

desenvolver ferramentas pedagógicas e científicas de ensino à distância, numa

estratégia de consolidação da formação internacional em saúde.

Pretende-se com este trabalho fazer uma reflexão sobre esta experiência de

formação universitária especializada, pioneira em Portugal e no Brasil, assente

em dois elementos complementares: a dinâmica programática do curso da

responsabilidade dos docentes/investigadores, e, a avaliação discente.

Trata-se, em suma, de avaliar a potencialidade deste tipo de curso inspirado no

programa de pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de

Oswaldo Cruz/Fiocruz (Mestrado e Doutoramento), para a valorização dos

curricula dos cursos de formação superior avançada em ciências da saúde, em

Portugal. Os resultados, ainda que iniciais, poderão contribuir para uma refle-

xão mais abrangente e aplicada a outros universos e redes de conhecimento,

para os quais a internet constitui uma importante janela de oportunidade, no

âmbito do ensino e da investigação em história e memória cognitiva, institu-

cional e patrimonial.

Palavras Chave:

Medicina tropical, História, Ensino à Distância, Currículos, Redes de co-

nhecimento.

Abstract

The first course on the History of Tropical Medicine took place be-

tween October and December 2014, by using an innovative platform

at Web 2.0. This platform enabled the development of training activi-

ties, simultaneously and real-time, in two different countries—Brazil

and Portugal.This course involved around 30 students and teachers on

both sides of the Atlantic and emerged as the result of an inter-institu-

tional partnership (Casa Oswaldo Cruz/Fiocruz, Faculty of Sciences

and Technology and the Institute of Hygiene and Tropical Medicine of

the New University of Lisbon) and the need to develop pedagogical

and scientific tools for distance teaching, within a strategy of consoli-

dation of international health training.

The aim of this initiative is to launch a reflection about this specialized

university training experience, pioneer in both Portugal and Brazil,

based on two complementary elements: the programme dynamics de-

veloped by teachers and researchers, and the evaluation of students.

In the end, the aim is to evaluate the potential of this kind of course

training in improving the syllabuses of advanced university training in

the health sciences. The results, although in an early stage, can con-

tribute to a wide-range reflection, applied to different scopes and

knowledge networks, to which the internet is an important window

of opportunity, in the context of teaching and research on institutional

history and health sciences’ heritage.

KeyWords:

Tropical Medicine, History, Distance Teaching, Curricula, Networks of

Knowledge.