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Encimando o painel principal, à esquerda, o sol ilumina, simbolicamente, o
percurso das várias cenas e, logo depois uma serpente representa os
poderes ocultos da Medicina, seguindo-se um anjo que transporta um facho
de luz.
Representa-se a família, com o pai e a mãe contemplando o bebé de colo;
as tarefas na tabanca, com a lavagem e escolha do arroz, o trabalho no
pilão, o transporte de sisal. De seguida é o fabrico de recipientes em barro.
Mais além uma criança é aconchegada no seio da mãe, enquanto o homem
assa no espeto uma peça de caça. Um bebé é transportado às costas da
mãe e um jovem casal, ao longe, namora. Também a pintura de um elefante
na parede de uma caverna, iluminada pelo fogo. A caça, com lança ou de
arco e flecha, distribui-se com diversas alusões de maior ou menor detalhe.
Uma girafa, zebras, gazelas, um macaco e um tigre, a par de várias aves
exóticas, intercalam-se com plantas da flora tropical, ao longo de todo este
envolvimento cerâmico.
Alguns dos azulejos do painel norte foram restaurados em 2012, por
apresentaram deteriorações, fraturas e erosão, devidas a infiltrações na
parede.
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