Table of Contents Table of Contents
Previous Page  29 / 90 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 29 / 90 Next Page
Page Background

S29

A n a i s d o I HM T

Planeamento de saúde na Alemanha

Princípios fundamentais: descentralização, subsidiariedade, corporativismo

Health planning in Germany

Fundamental principles:decentralisation,subsidiarity,corporatism

Jens Holst

Universidade de Fulda

Resumo

O planeamento de saúde na Alemanha está amplamente determinada pela es-

trutura corporativista e descentralizado do seu sistema da saúde.Desde o início,

o Estado terceirizou funções centrais de decisão e direção a órgãos de caráter

público sem fins de lucro que representam os compradores e os prestadores de

saúde, ou seja os seguros sociais obrigatórios de doença e hospitais, médicos

da atenção ambulatória e colégios médicos. Estes organismos atuam segundo

alguns princípios fundamentais como solidariedade,paridade,subsidiariedade e

autogoverno, isto é trata-se de órgãos autónomos de afiliação obrigatória e au-

toadministrados.Enquanto o Governo define omarco legal,a direção operativa

do sistema e a concretização das regulações ficam a cargo da auto-governança.

As associações têm o mandato legal de participar ativamente no planeamento

e na direção do sistema. O órgão não governamental máximo e mais influente

do sistema de saúde alemão é a Comissão Conjunta Federal composta por igual

quantidade de representantes das caixas sociais e dos provedores. A comissão

estipula as regras comuns a todos os níveis de cuidados médicos, orientações

para a garantia da qualidade e orientações processuais para o planeamento; aci-

ma de tudo é responsável pelo pacote de benefícios do seguro social obrigatório

de doença. Se por um lado o corporativismo assegura um alto nível de partici-

pação e legitimidade, por outro dificulta a implementação de políticas baseadas

na evidência que estejam de acordo com as prioridades sanitárias.

Palavras Chave:

Cuidados de saúde, planeamento em saúde, segurança social, seguros de

saúde,Alemanha.

Abstract

Health planning in Germany is largely determined by the corporatist and de-

centralised structure of the healthcare system. From the very beginning, the

State has outsourced central decision-making and management functions to

public, non-profit bodies representing purchasers and providers, i. e. compul-

sory social health insurance schemes and hospitals, outpatient care physicians

and medical colleges.These organisations operate according to fundamental

principles such as solidarity, parity, subsidiarity and self-government, that is

they are autonomous and self-governed bodies with mandatory affiliation.

While the government defines the legal framework, the system of self-go-

vernance is responsible for the operational steering of the healthcare system

and the implementation of regulations. Corporatist associations have the legal

mandate to actively participate in the planning and guidance of the system.The

highest and most influential non-governmental body in the German health

system is the Joint Federal Commission consisting of equal numbers of repre-

sentatives from social insurance funds and providers organisations.The com-

mission stipulates common rules for all levels of medical care, quality assuran-

ce guidelines and procedural guidelines for planning; over all is responsible for

the benefits package of the social health insurance schemes.While corporatism

ensures a high level of participation and legitimacy, it also hampers the imple-

mentation of evidence-based policy measures according to health priorities.

KeyWords:

Health care, health planning, social security, health insurance, Germany.

An Inst Hig MedTrop 2017; 16 (Supl. 1): S29 - S36

Artigo Original