57
A n a i s d o I HM T
Doenças tropicais e jornalistas: cada vez mais próximos?
Tropical diseases and journalists:are they getting acquainted?
Isa Alves
Consultora de Comunicação
Instituto de Higiene e MedicinaTropical – Universidade NOVA de Lisboa
Comunicação e
os Media
Resumo
É missão do Gabinete de Comunicação e Marketing partilhar com a socie-
dade o conhecimento produzido nas diversas áreas de intervenção do IHMT.
Uma importante vertente da transferência deste conhecimento assenta num
relacionamento continuado com os media, em que o Instituto se tem afir-
mado como uma das principais fontes de informação credíveis, num esforço
continuado de sensibilizar os jornalistas para a importância das questões da
saúde global e da medicina tropical. Para incentivar a produção jornalística
nestas áreas, muitas vezes secundarizadas, o IHMT instituiu, em 2014, o
Prémio de Jornalismo em Saúde Global e MedicinaTropical, a atribuir bie-
nalmente no âmbito do Congresso Nacional de MedicinaTropical.A secção
dedicada à Comunicação, que se inaugura nesta edição dos Anais, contempla
textos produzidos pelos três vencedores do Prémio, sobre o VIH, malária
e ébola, bem como o contexto ou as motivações que os originaram. Estas
correspondem também a áreas de intervenção prioritária e de partilha do
conhecimento do IHMT. Para o Instituto, é fundamental continuar a sen-
sibilizar os jornalistas para a importância de não ignorarem, na sua ação, os
problemas de saúde que atingem as populações mais vulneráveis, para que o
jornalismo preserve, assim, o compromisso de uma atuação orientada pelos
valores da humanidade, equidade e justiça.
Palavras Chave:
Doenças tropicais, saúde global, comunicação, meios de comunicação,
jornalismo.
Abstract
The IHMT’s Marketing and Communication Department aims at sha-
ring with society the produced knowledge within the Institute’s inter-
vention areas. Relationships with journalists play an important role in
this knowledge transfer process, and they are maintained through a
continuous contact with the media, whereas the Institute is often con-
sidered one of the most important and credible sources of information
as a result of a permanent effort in raising awareness to global health
and tropical medicine topics. To promote journalist’s production on
these often overlooked subjects, IHMT has launched in 2014 a bian-
nual Journalism Prize on Global Health and Tropical Medicine, to be
handed out during the National Congress on Tropical Medicine. This
edition’s Chapter on Communication includes the three prize-win-
ners texts about the context or motivations that led them to publish
the awarded articles on HIV, malaria and the Ebola virus. These also
correspond to IHMT’s priority intervention and knowledge transfer
areas. It is paramount for the Institute to keep raising journalists’ awa-
reness for not overlooking the health problems that still afflict the
most vulnerable populations, for it is necessary that journalism keeps
preserving in its practices the values of humanity, equity and justice.
KeyWords:
Tropical Diseases, global health, communication, communication media,
journalism.
An Inst Hig MedTrop,Volume 14: 57- 59